quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Dia D do Coração (parte III)


Caro leitor, como pode verificar, esta é a terceira parte de um texto que já vem sendo escrito há já alguns dias... Se calhar fará mais sentido, lê-lo desde a parte I, isto se se quiser dar ao trabalho de tentar entendê-lo! ;p

Espero que hoje consiga concluir este texto, pois quero mesmo colocar um ponto final neste "desabafo". Poder exorcizar estes sentimentos tem sido, para mim, também uma forma de terapia, não que tencione ficar psicologicamente "nua", mas julgo que a honestidade faz sempre com que a alma fique limpa. Não fui a primeira e seguramente não serei a última a passar por este tipo de situação... e quero que fique claro que o que pretendo aqui é gerir-me a mim própria, porque se não o fizer, jamais serei capaz de desafiar, inspirar ou efectuar uma mudança substancial dentro de mim. É preciso lidar com o passado e "arrumá-lo", por esse motivo, não devo falsear os acontecimentos nem esconder episódios cruciais que ainda me afectam intensamente, ainda que tenha de penar por mais alguns dias ao avivar estas memórias.

Dave Pelzer, no seu livro Sem Medo de Viver, diz a determinada altura: (e perdoem-me se as minhas citações vos aborrecem) "Tal como bem sabe (ou devia saber) todas as coisas boas demoram tempo. Se está imerso num conflito interno há, digamos, vinte anos, o mais provável é que demore mais de vinte minutos a descobrir a verdadeira natureza das situações em causa. Tem de desagregar os elementos envolvidos, e depois reconstruir o todo com uma perspectiva, maturidade e sabedoria totalmente diferentes, substituindo hábitos negativos, defensivos e reactivos por hábitos positivos, produtivos e proactivos. Só então poderá, por fim, seguir em frente de uma forma consistente, progressiva e mais saudável.

(...)Cada mente reage de forma diferente. Cada pessoa progride ao seu próprio ritmo. Mas o que lhe posso dizer é que quanto mais cedo chegar ao cerne dos seus problemas, mais cedo se pode reconstruir; o que, por seu lado, quer dizer que mais cedo pode começar a viver a sua vida de acordo com os seus desejos e não com problemas ou indivíduos do passado que parecem estar a atrasá-lo ou a reprimi-lo. (...) Quanto mais cedo melhor!"


Se calhar o melhor mesmo era termos tatuado na testa a seguinte frase: VIVA A SUA VIDA SEGUINDO O SIMPLES DESEJO DE SER FELIZ!!


E só quando conseguirmos deitar cá para fora esse "entulho" é que começa a verdadeira mudança!


Acreditem que até a mim me irrita esta minha capacidade de divagar, o que vale é que tenho treinado a capacidade de regressar ao ponto onde fiquei! Esta é uma das capacidades que se desenvolve enquanto professores, principalmente quando estamos a expor determinado assunto e os alunos nos interrompem, com pertinência ou não, e nós temos de voltar ao momento em que havíamos sido interrompidos.


Falava de que por vezes é mesmo necessário batermos com a porta na cara de algumas pessoas! Já senti essa vontade muitas vezes, porém devo confessar que nunca antes o havia feito, nem sequer neste sentido metafórico como o estou a fazer aqui. Mas que algumas mereciam, lá isso mereciam! Existem pessoas que nos estragam um dia inteiro em cinco minutos. Existem uns parasitas que se colam a nós para nos sugar toda a energia e nem com todo o Dum-Dum do mundo elas descolam! Muitas vezes temos de ser firmes, embora, por dentro, o nosso coração trema como uma gelatina de morango acabada de desenformar... Mas até isso tenho aprendido, de nada adianta sentirmos compaixão por determinadas pessoas, pois se elas nos encontrassem um dia à berma da estrada, não se deteriam para nos deitar a mão.


Às vezes é preciso aprendermos a ser maus! Estou cansada de ser uma Madre de Teresa de Calcutá para tanta gente que, ainda por cima, é ingrata!

Tenho plena consciência de que nem sempre posso ficar com aquilo que quero, nem sempre posso dizer o que quero, nem sempre posso comprar o que quero ou ir onde quero, mas a partir de hoje sou eu quem decide quem eu quero que faça parte dos meus momentos! A vontade é a outra face do medo e como estão em lados opostos só um pode assumir o comando, eu opto pela vontade!


Algumas pessoas me têm dito que me tornei numa descrente... Mas isso está longe de ser verdade, acho que me tornei mais cautelosa, principalmente no que respeita a esse grande sentimento que é o Amor! Não estou a ser sarcástica quando digo que o Amor não existe! Existem sim, gestos de Amor! Também nunca devemos fingir que ele não existe nem dissimulá-lo quando existe. O coração não é mais do que um músculo, e como tal, é necessário exercitá-lo. E é dentro do coração que reside a alma, uma alma que não deve ser vendida nem comprada.


Tentei emprestar-te a minha, mesmo depois de teres partido... mesmo depois de ter achado que estaríamos melhor separados e te pedi para arrumares as malas e saíres em busca do teu destino. Já não falo contigo há meses. Não ouvimos a voz um do outro, não nos escrevemos, nem sequer trocamos mensagens, como sempre o fizemos. Não sei de ti e tu não sabes de mim. Ponto!

Nos últimos minutos do ano velho, enviei-te uma mensagem dizendo-te que desejo o melhor da vida para ti e que o ano novo te trouxesse a paz que tu tanto almejas e tudo aquilo que mereces. A verdade é que eu acho que mereces pouco, porque acredito que merecemos na medida em que damos e tu não és generoso... muito pelo contrário, és talvez a pessoa mais egoísta com quem já me cruzei. Mesmo assim, desejo que sejas feliz!


Um dia citei uma frase que me acompanha há já alguns anos: Se um dia gostares muito de algo, deixa-a voar bem longe, se voltar é tua, se não voltar foi porque nunca o foi!

Acho que está mais do que na altura de abrir a mão e soltar-te... deixar-te partir. Já há muito que o fiz, hoje estou apenas a torná-lo oficial!

Ainda ontem ouvi a "nossa" música e já não pensei nela como nossa, era apenas mais uma música que tocava, foi então que me apercebi que o tempo acabou por diluir a tua presença na minha vida, a tua imagem da minha memória.


Já não sou a mesma... quando se ama alguém como eu te amei, o coração deixa de ser nosso, ele salta para fora do peito e quando volta, já não é o mesmo. A alma está lá dentro, a minha voltou com cicatrizes novas, que o tempo e a distância hão-de curar. Até lá, vou tentando aguentar-me como uma equilibrista, sem rede, ainda que me estatele no chão hei-de voltar a erguer-me tal Fénix Renascida!


Numa das últimas vezes que estivemos juntos, pediste-me que deixasse de pensar em ti e eu perguntava-te como poderia deixar de fazê-lo... pediste-me que te perdoasse e que não te odiasse pelo mal que me causaras... Falaste-me sempre no pretérito perfeito, porque para ti, há muito que terminara. Um dia disseste-me que a linha que separa o Amor do Ódio é muito ténue, e hoje, eu acredito nisso.


Nesses dias chorei, não apenas por ti... mas por sentir que os anos passam e muito pouca coisa muda. As coisas importantes mantêm-se, por vezes sob os alicerces de esperanças inúteis... Voltei a cruzar-me com o teu egoísmo, com o teu medo, com a tua indiferença, a forma mais cruel do desamor! Gostei da tua sinceridade, precisava olhar-te nos olhos quando me dissesses o que tinhas a dizer: que eu fora uma grande paixão, uma pessoa importante na tua vida por quem sentias um enorme carinho e respeito, que ninguém te conhecera melhor do que eu... mas tudo isto pertencia a um tempo que deixou de existir! Deixaste que se levantasse entre nós um muro de impossibilidade e eu, que não acredito em impossíveis, fiquei ali, impávida e serena, com uma mão muito grande a apertar-me o peito e o pensamento a voar para o tempo em que eu não te conhecia e sabia viver sem ti... era para lá que eu queria ir, mas o mais longe que fui, foi virar o quarteirão e regressar a casa com um nó na garganta das palavras engolidas em seco, porque já não eram necessárias, já não faziam sentido... quando lá cheguei as lágrimas começaram a lavar a minha alma.


Agora vai ser fácil."Agora que tudo acabou, é fácil olhar para o passado e ver nele uma história de amor bela, impossível e platónica, alimentada pela minha vontade férrea, assassinada pelo teu medo devorador.(...) É a real dimensão das fraquezas alheias que nos faz entender as nossas. É certo que vivi muito tempo perdida num labirinto em que a tua imagem a cada esquina me baralhava as saídas, mas isso já não é assim; alguém fez cair todos os muros, o meu universo voltara a abrir-se." MRP


Há lugares aonde nunca mais quero voltar!

É quando já não esperamos nada das pessoas que elas morrem no nosso coração!

Já não espero nada e ti, simplesmente porque não tens nada para dar! Nem a mim nem a ninguém.


Creio que nunca na vida vais mudar. Vives escondido de ti próprio e daqueles que tentam aproximar-se de ti. Viverás sempre entre uma meia verdade e uma meia mentira. Sou forçada a te dizer que não tens carácter. Não me interpretes mal, não estou a dizer que tu tens mau carácter, acho é que és simplesmente desprovido dele.

“ Posso ter defeitos, viver ansioso/ E ficar irritado algumas vezes, /Mas não me esqueço de que a minha/ Vida é a maior empresa do mundo,/ E que posso evitar que ela vá à falência.
Ser feliz é reconhecer que vale /A pena viver apesar de todos os desafios, /Incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas /E tornar-se num autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, /Mas ser capaz de encontrar um oásis /No recôndito da sua alma. /É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos, /É saber falar de si mesmo, /É ter coragem para ouvir um “Não”. /É ter segurança para receber uma critica, /Mesmo que injusta.
Pedras no caminho?/Guardo-as todas… /E um dia vou construir um castelo….”
(Fernando Pessoa/Augusto Cury?)


Já não cabes no meu castelo... Quero que sintas que já não te guardo qualquer mágoa, nem tão-pouco tristeza, e embora acredite que ao longo da vida, por razões que ambos conhecemos, nunca perca a vontade de te escrever... ESTE É O DIA EM QUE TE ESQUECI!! O meu amor por ti há muito que morreu, nem te sei dizer como nem quando. Sei que um dia acordei e o meu primeiro pensamento já não foi para ti...


Ainda bem que a realidade é evolutiva e que o que era verdade há um ano, deixou de o ser e nem faz qualquer sentido.


Demorei algum tempo até chegar aqui, mas hoje posso afirmar:

- Agora sou feliz! Ainda o digo em voz baixa... Deixem-me dizer-vos que um dos primeiros passos para sermos felizes é deixarmos de ser vítimas dos problemas. Se eu olhar para dentro do meu ser, consigo garantir-vos que já sou feliz, mas como é algo novo, temo que ainda não me tenha habituado.

Ser feliz é ser capaz de fazer o que estou tentando fazer aqui: falar abertamente dos próprios sentimentos, sem medo e sem pudor. Escrevo porque também preciso de me "ouvir"...


É nos piores momentos da nossa vida que nos consciencializamos das pessoas com as quais podemos realmente contar. Eu tenho uma mão cheia de amigos que estiveram sempre ao meu lado e sem nunca me julgar... Podem passar muitos anos até que se consiga olhar para determinadas coisas e não sentir mágoa...


Mas existe um dia em que chega a libertação... é o Dia D do Coração! E não acontece porque fechamos os olhos com muita força e o desejamos, apenas acontece quando estamos preparados. Querer é poder!


Espero que também me desejes o melhor, porque sabes que o mereço. Eu a ti, como referi anteriormente, desejo-te paz e espero que um dia consigas sair desse labirinto em que vives.


Um dia escreveste: "Os sonhos são para quem dorme!" Espero que ainda chegues a tempo de acordar e ver a aurora de um novo dia... e eu a ti, já só te tenho a dizer: Voltei a ganhar a capacidade de sonhar: I BELIEVE IN DREAMS... estas foram as primeiras letras que leste a meu respeito e é com elas que termino, porque "os sonhos servem para que a alma se solte do corpo e viaje até outra dimensão, presa apenas por um fio de prata que a faz regressar ao corpo momentos antes do despertar"!


Deixo-te o meu beijo doce... Até sempre!

Sem comentários: