domingo, 28 de março de 2010

Ainda a... Mudança!

"Podemos acreditar que tudo o que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamo-nos dar conta de que nenhum dia é igual ao outro. Cada manhã traz uma bênção escondida; uma bênção que só serve para esse dia e que não se pode guardar nem desaproveitar.
Se não usamos este milagre hoje, ele vai-se perder.
Este milagre está nos detalhes do quotidiano; é preciso viver cada minuto porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos, a pista correcta para a decisão que tomaremos.
Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual ao anterior porque todos os dias são diferentes, porque estamos em constante processo de mudança."
Paulo Coelho

As emoções são as forças mais poderosas dentro de nós! Sob a força das emoções, os seres humanos podem desempenhar os actos mais heróicos ou mais bárbaros. Há quatro emoções básicas que podem apertar o gatilho das acções e realizações mais incríveis na nossa vida. No dia em que nós permitirmos que elas se acendam no nosso interior, será o dia em que iremos transformar a nossa vida.

DESGOSTO: Associamos sempre a palavra desgosto a alguma coisa má. No entanto, o desgosto, quando canalizado para uma acção positiva, pode mudar a vida de uma pessoa. A pessoa que chega a um profundo desgosto, chega também a um ponto de “no return”. Não importa qual a origem do desgosto, vai estar sempre associado a sentimentos como o medo, a dor, a humilhação, o cansaço, a saturação de uma determinada situação. Aquele ponto em que se diz: “para mim chega!”. Chega de viver sem dinheiro. Chega de mentiras. Chega de fazer o que não gosto. BASTA!

DECISÃO – Existe uma coisa que nos afecta a todos, sem excepção: chama-se “a zona de conforto”, aquela em que nos instalamos e dali não queremos sair. Por isso, para tomarmos uma decisão, precisamos de ser colocados contra a parede. E sempre que isso acontece, temos de lidar com as emoções conflituosas que daí se originam. É como chegarmos a uma encruzilhada com duas, três ou às vezes mais direcções, e temos de seguir por uma delas, excepto aquela de onde vínhamos. As decisões que mudam a nossa vida podem ser comparadas a uma guerra. Só que é uma guerra que se processa no menor campo de batalha do mundo. Aquele de mais ou menos 12 x12 cm, entre nosso ouvido direito e nosso ouvido esquerdo, sim o nosso cérebro. São exércitos conflituosos de emoções, cada qual com seu arsenal de razões, cada qual lutando pela supremacia da nossa mente.
Qualquer que seja a razão para tomarmos uma decisão, uma coisa é certa: Acampar na encruzilhada será a coisa mais perigosa a ser feita. Devemos decidir logo e devemos seguir em frente com a decisão. É melhor tomar a decisão errada do que ficar em cima do muro à espera que a vida decida por nós.

DESEJO – Há apenas duas razões pelas quais fazemos tudo na vida: ter prazer ou evitar a dor. Isso leva-nos a agir! Há muitas formas pelas quais temos os nossos desejos são despertos. Mas uma coisa é certa: não devemos criar muros de protecção à nossa volta, com medo de que os nossos desejos nos possam levar a lugares inexplorados... sei que isso é capaz de nos causar algum medo, invariavelmente, temos medo do desconhecido. Mas devemos pensar de uma forma ligeiramente diferente: o muro que nos irá proteger dos desapontamentos será o mesmo muro que irá evitar que entre a luz de sol e torne as nossas experiências mais enriquecedoras. Deixemos a vida tocar a nossa alma. O próximo toque poderá ser aquele que transformará a nossa vida para sempre e para melhor.

DETERMINAÇÃO – A determinação diz: “eu farei!”. Nada no mundo pode resistir a um desejo humano que tomou a força da acção com determinação! O alpinista determinado a subir uma montanha, não irá intimidar-se com palavras como: é muito alta, é muito fria, é muito rochosa, tem muita neve, faz muito vento, é muito perigosa! Porque aquela é a montanha dele, o momento em que ele parte à conquista. Ele apenas dirá: “Vais ver-me acenando lá do alto ou então nunca mais me vais ver, porque eu não vou voltar! Eu faço, ou morro tentando!" Isto é determinação!
Confrontados com tamanha determinação, o "Destino", o "Tempo", a "Circunstância", ou o que lhe quisermos chamar, concerteza irão dizer para si próprios: “É melhor deixá-lo(a) conseguir, pois afinal ou ele(ela) chegará lá ou morrerá tentando!"
A melhor definição de determinação foi dada por uma menina de nove anos de Nova York, que ganhou o prémio de melhor vendedora de biscoitos para uma campanha de beneficiência: “Determinação é prometer a você mesmo que nunca irá desistir!”.
Perguntem a vós próprios: “quanto tempo eu vou trabalhar para realizar meus sonhos?" A resposta certa é: TANTO TEMPO QUANTO FOR NECESSÁRIO PARA REALIZÁ-LO!!

"Pouca coisa é necessária para transformar inteiramente uma vida: amor no coração e sorriso nos lábios."
Martin Luther King

E agora vou de férias... Vou quebrar (ou não) a minha promessa de cá vir todos os dias, mas mesmo que não escreva aqui, estarei escrevendo onde estiver!
E dar-vos-ei conta dos meus pensamentos...

O meu beijo doce! Até breve, breve...

1 comentário:

Anónimo disse...

Desejo-te umas óptimas férias, que sirvam para uma boa renovação! Beijos doces.
Magna