sábado, 27 de março de 2010

Mudanças - Feng Shui

Como certamente já repararam, a maior parte dos temas que aqui vou desenvolvendo prendem-se, na sua maioria, com o relacionamento e desenvolvimento humano.
Hoje queria aproveitar este cantinho para vos deixar algumas dicas de como é possível mudar as nossas atitudes e, como consequência, mudar a nossa vida! Claro que aquilo que aqui vos vou deixar, não foi retirado da minha cabeça, embora muitas destas ideias já estejam em prática "lá dentro"... pena é que o Tico e o Teco, os últimos neurónios que me restam, nem sempre pedalam para o mesmo lado. Mas acreditem que se aplicarem algumas destas ideias nas vossas vidas, dentro em breve grandes mudanças irão ocorrer!

Tenho estado a ler um livro de Feng Shui e os créditos vão justamente para esse livro, que de uma forma muito simples e com imensas ilustrações me tem mostrado o que devo fazer para que as energias comecem a funcionar devidamente, originando as mudanças supra citadas.

Vou porém deixar-vos um conselho... todos nós sabemos que quando começamos algo, devemos levá-lo até ao fim, esta é a minha única recomendação: Comecem um processo de mudança de rotina apenas se estiverem dispostos a seguir até ao fim com o vosso propósito! Desistir a meio do caminho não é uma opção, mas caso isso venha a acontecer, não desanimem. Procurem os vossos erros e vejam como podem melhorar.

Passemos então às dicas:

1.Determinem onde estão actualmente, e onde gostariam de estar realmente. Coloquem o vosso destino como o vosso maior objectivo. Pessoas com objectivos bem formulados tem maiores possibilidades de realizarem mudanças na sua vida.

2.Se já têm um objectivo, não percam tempo realizando tarefas que não vos levem até ele. Façam somente aquelas tarefas que podem somar mais um passo em direcção a onde desejem estar.

3.Façam questão de reservar um tempo do vosso dia para a vossa vida pessoal. Mesmo que não esteja dentro do vosso objectivo, é importante que tenham tempo para vocês mesmos, e para as pessoas que convivem convosco, respeitando sempre o vosso tempo pessoal.

4.Mostrem às pessoas que estão à vossa volta onde desejam chegar. Às vezes, temos alguém ao nosso lado que pode ser de grande auxilio, e também, quando os outros sabem do vosso objectivo, compreenderão o tempo que precisam de dedicar na tarefa de consegui-lo!

5.Não deixem que pequenas distracções do dia a dia se tornem "ladrões" do vosso tempo. Parar o vosso dia por 5 minutos para apreciar um Arco-Íris, não vai atrapalhar os seus planos, mas ficar analisando cada cor, forma, direcção da luz, contando as nuvens que passam por ele, pode "roubar" muito do vosso precioso tempo. Tenho a certeza de que cada um de nós terá o discernimento de perceber o que nos faz "perder" tempo!

6.Comecem a agir de acordo com aquilo que esperam dos outros... Encontrem em si próprios o que desejam mudar e sejam o vosso próprio amigo ou carrasco, para que não percam o focus da vossa mudança.

7.Façam uma lista, com os elementos mencionados em cima. Isso ajudará a manterem a vossa atenção, e a cada mudança, terão um controle acerca do próximo passo a seguir. Manter metas sequenciais facilita a mudança da rotina, como também facilita chegar mais depressa ao objectivo estabelecido.

8.Se desejam mudar atitudes e vícios negativos em vós próprios, façam uma lista dessas atitudes e no outro lado, façam uma lista comparativa, escrevam para o que querem mudar, esforcem-se por eliminar tudo aquilo que é negativo, substituindo-o por atitudes positivas.

9.Todos os dias, de manhã, ao acordar, reservem alguns minutos para reflectir acerca das vossas atitudes do dia anterior, e pensem naquilo que poderiam ter feito de uma maneira diferente. Isso vai ajudá-los a repensar cada vez que agirem.

10.Vão por caminhos diferentes para chegar ao mesmo lugar. Tentem mudar o vosso percurso diário e vão prestando atenção às coisas novas que sempre estiveram lá e que nunca repararam. A atenção devida ao que ocorre à nossa volta pode ser muito útil nas nossas mudanças de atitude.

11.Conversem com pelo menos uma pessoa diferente durante o dia. Conhecer pessoas, abre os nossos sentidos e força-nos a mudar de atitudes e de acções.

12.Leiam pelo menos um livro por semana. A leitura mantém a nossa mente desperta e sempre em actividade, o que melhora a nossa auto-estima e faz com que busquemos coisas melhores na nossa vida, provocando desta forma uma mudança de vida.

13.Separem um tempo para actividades físicas. Pode ser uma caminhada de manhã, ou ao fim da tarde. Actividades físicas mantêm o corpo desperto, como a leitura mantém desperta a nossa mente. Relembro aqui o velho ditado popular: Corpo são, numa mente sã.

14.Façam algo diferente todos os dias, ou pelo menos uma vez por semana, aproveitem para estar com familiares, amigos ou até consigo próprios, numa ida ao cinema, por exemplo. Actividades sociais saudáveis auxiliam o processo de mudança da rotina, e faz com que mantenham ao vosso lado alguém com quem gostem de estar ou conversar.

15.Façam um mimo a si próprios. Comprem uma prenda para vós. Esta dica também mantém a nossa auto-estima em crescimento. A auto-estima é o combustível que torna possível uma mudança da rotina.

Aqui termina esta lista de algumas coisas que podemos e DEVEMOS fazer por nós! Como diria aquele anúncio (que já não me lembro de quê, sorry): "Se eu não gostar de mim, quem gostará?" É claro que estas sugestões não são para serem consideradas como um manual de sobrevivência, mas se colocarmos em prática algumas delas, veremos como, pouco a pouco aquela rotina enfadonha de que sempre nos queixamos, deixa de existir para dar lugar a momentos repletos de coisas boas!

Evidentemente que se não seguirem estas dicas (como aqueles mails que recebemos), nada de mal vos acontecerá, mas garanto que se as seguirem, de alguma forma a vossa rotina mudará e para melhor!
FAÇAM O FAVOR DE SEREM FELIZES!
(Imagens retiradas da web)

Sem comentários: