quarta-feira, 10 de março de 2010

Na mesma onda...

... da mensagem anterior, decidir ir até à minha colecção de cds e deparo-me com um cd que já não ouvia há algum tempo, de uma grande senhora: Billie Holiday, nascida Eleanor Fagan Gough.
Não, não me lembro do seu nascimento ;) , a 7 de Abril de 1915 nem sequer da sua morte em 1959, mas sei que é, sem qualquer dúvida, uma das melhores cantoras de jazz de todos os tempos!
Olhando para as suas origens apercebemo-nos de que tinha tudo para nem sequer termos ouvido falar dela, mas era também detentora do livre arbítrio, tal como todos nós, de resto.
Foi em 1930 que começou uma "grande", ainda que curta, carreira tornando-se numa das primeiras negras a cantar com uma banda de brancos, no apogeu da segregação racial nos Estados Unidos da América. A crítica descreve-a como: "uma das mais comoventes cantoras de jazz de sua época. Com uma voz etérea, flexível e levemente rouca, Sua dicção, seu fraseado, a sensualidade à flor da voz, expressando incrível profundidade de emoção..."

Partilho convosco uma das minhas interpretações preferidas:



The Man I Love

Someday he'll come along,
The man I love
And he'll be big and strong,
The man I love
And when he comes my way
I'll do my best to make him stay
He'll look at me and smile,
I'll understand
Then in a little while,
He'll take my hand
And though it seems absurd
I know we both won't say a word

Maybe I shall meet him Sunday,
Maybe Monday, maybe not
Still I'm sure to meet him one day
Maybe Tuesday will be my good news day

He'll build a little home,
That's meant for two
From which I'll never roam,
Who would, would you?
And so all else above
I'm dreaming of the man I love...



Tradução:

Algum dia ele virá,
O homem que eu amo
E ele será grande e forte,
O homem que eu amo
E quando chegar
Eu vou dar o melhor de mim para fazê-lo ficar
Ele vai olhar para mim e sorrir
Eu entenderei
E daí a pouco tempo
Ele vai pegar na minha mão
E ainda que pareça absurdo
Eu sei que nós não diremos uma única palavra
Tavlez o vá encontrar no Domingo
Talvez na Segunda-feira
Talvez não
Ainda assim tenho a certeza de encontrá-lo um dia
Talvez na Terça-feira será o meu dia de sorte
Ele construirá um pequeno lar
Apenas para nós dois
O qual eu nunca vou abandonar
Quem o abandonaria, serias capaz?
E por tudo o que foi dito anteriormente
Estou sonhando com homem que eu amo

Sem comentários: